terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ibitipoca - by Raffa

No final de semana, dias 24 e 25 de agosto, teremos o Ibitiblues em Conceição de Ibitipoca. Já fui para lá há dois anos atrás, sempre quis voltar e assistir esse evento. Agora está tudo certo, vou sair de Sampa no dia 23, encontrar meu amigo de trilhas, o Anderson em Guapimirim e de lá seguir para Ibitipoca.
Site do evento: Ibitiblues - Ingressos

Hoje para relembrar, vou postar o relato de viagem para Ibitipoca e Lima Duarte, que realizei em 2010.

Praça Matriz em Conceição de Ibitipoca - MG

SITE OFICIAL DO PARQUEIbitipoca


O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira.Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.
Foi criado em 4 de julho de 1973, pela Lei nº 6.126. ‘Ibitipoca’, palavra tupi-guarani, significa "Serra Fendida". É o Parque mais visitado do Estado, um dos mais conhecidos do Brasil e a principal atração da região.
As edificações do Parque Estadual de Ibitipoca passaram por recente reforma e novas instalações melhoraram ainda mais a infra-estrutura de apoio a visitantes e pesquisadores.O Parque possui portaria, estacionamento, área de camping, restaurante, Centros de Visitantes, de Administração e de Pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos destinados a pesquisadores e funcionários.
Como chegar: SP > Cachoeira Paulista > Cruzeiro > Passa Quatro > Caxambu > Lima Duarte e Conceição do Ibitipoca: total + ou - 500km

Aonde ficamos:
Alugamos uma casa bem simples. o preço também foi bacana para um feriado de 4 dias(R$600). Tambem conhecemos o camping Ibitilua, muito bem estruturado e fica ao lado dos bares e aonde rola musica ao vivo nos feriados. Tem a opção de casas mais luxuosas, só ligar para a Jussara( www.ibitipoca.net.br) ou então o site www.ibitipoca.tur.br

Aonde comer:
Existem várias opções, desde ao mais chique ao mais simples. Tambem tem um supermercado, açougue, sorveteria, pastelaria, quiosque de lanches e varias mercearias. No gula do Lobo, o dono foi super simpático e a comida muito apetitosa. Recomendo.
Bancos não existem, somente o Caixa Aqui no Supermercados e o banco do Correio
Não tem posto de gasolina em Ibitipoca. Tem oficina e borracheiro

PE Ibitipoca: O parque abre as 7am, muita gente vai cedo para comprar os ingressos, volta para tomar o café nos Hotéis e depois retorna para o Parque. Dependendo do passeio que irá fazer, recomendo chegar cedo. 8:30 a fila já é grande e o parque tem limite de capacidade. Crianças e idosos tem direito a entrar com o carro até o centro do visitantes, que fica + ou - 1km da portaria. em feriados eu acho que deveria ter 2 caixas e alguem fiscalizando a passagem de carros. (alguns furam a fila)
O parque é dividido em 3 circuitos: das Águas, do Pião e a Janela do Céu. Todas as trilhas são auto guiadas não havendo a necessidade de guia. Valor da entrada R$15 e estudante paga meia. Não esqueça de devolver o papel da entrada na saída.
Obs: O parque é afastado da vila, tem serviço de kombi e alguns pedem carona.

MAPA do parque

Primeiro dia fizemos o circuito do Pião e das Aguas, foi bem puxado, mas conseguimos fazer e ainda curtir algumas piscinas naturais. Lembrando que o trecho total não conta com as entradas(bifurcações) para as atrações


CIRCUITO DO PIÃO:
(Ida e volta = 10Km aproximados)
Esta trilha, de extensão intermediária em relação ao dois outros circuitos, dá acesso ao segundo ponto mais alto do Parque, o Pico do Pião, com 1722 metros de altitude. A caminhada percorre áreas de campo rupestre e de mata, permite à visitação a grutas e às ruínas da antiga Capela Senhor Bom Jesus da Serra. Existem trechos bem íngremes, em sua maior parte sobre o quartzito. (texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)
ATRAÇÕES: Gruta do Monjolinho; Gruta do Pião; Gruta dos Viajantes; Pico do Pião; Ruínas da Capela.

Meu relato e fotos: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2010/02/pe-do-ibitipoca-mg-parte-i.html

CIRCUITO DAS ÁGUAS
(Ida e volta = 5Km aproximados)
Este é um circuito muito popular, por ser relativamente curto e reunir vários tipos de atrativos do Parque: grutas, poços, cachoeiras, praias e formações rochosas surpreendentes. A vegetação é densa e diversificada e, com alguma sorte, é possível observar vários exemplares da fauna: tucanos, andorinhões, iraras e outros. (texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)
ATRAÇÕES: - Lago dos Espelhos; Ducha; Lago Negro; Prainha das Elfas; Prainha; Gruta dos Gnomos; Lago das Miragens; Ponte de Pedra; Cachoeira dos Macacos; Rio do Salto; Gruta dos Coelhos.

Meu relato e fotos: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2010/02/pe-do-ibitipoca-mg-parte-ii.html

No segundo dia intercalamos com um passeio mais tranquilo, fomos para Lima Duarte e no terceiro dia fizemos a trilha para a Janela do céu. Sensacional.
Levantem cedo para aproveitar bem o dia e final da tarde ainda curtir mais um pouco do circuito das aguas.

CIRCUITO JANELA DO CÉU 
(Ida e volta = 16Km aproximados)
Este é o mais longo circuito, estendendo-se principalmente sobre a cumeeira do maciço do Pico da Lombada. Não existem áreas de mata, vales e cursos d'água, com exceção do trecho final junto à Janela do Céu e à Cachoeirinha. Mas o esforço é recompensado pela visita às grutas e pelo belíssimo horizonte avistado no Pico da Lombada, ponto mais alto do Parque, a 1784metros de altitude.
(texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)
Apesar da trilha ser longa, a subida não é tão ingrime quanto a do Pico do Peão.
ATRAÇÕES: Cruzeiro; Gruta da Cruz; Pico da Lombada; Gruta dos Fugitivos; Gruta dos Três Arcos; Gruta dos Moreiras; Cachoeirinha; Rio Vermelho; Janela do Céu.

Meu relato e fotos: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2010/02/pe-do-ibitipoca-mg-iii.html

LIMA DUARTE - MG
No segundo dia, porcausa de um problema no carro, acordamos por  volta das 10h e por sorte conseguimos fazer uma gambiarra e que nos deu mais tempo para curtir. chegamos por volta do meio dia em Lima Duarte e seguimos para a cachoeira do arco iris.
A cachoeira do arco iris é estrada de terra, mas não é dificil acesso. tem bastante gente indo e vindo de lá. São varias cachoeiras, é só subir a trilha e seguir a sinalização. A Cachoeira do Arco Iris II fica numa entrada a esquerda, logo apos o segundo trecho de asfalto. depois seguindo mais em frente a estrada tem uma placa com as cachoeiras da garganta e do Y. ambas com trilhas bem demarcada.
Como chegar e site oficial: www.limaduarte.com/roteiros/cachoeiraarcoiris/roteiro.php

Em Lima Duarte tem mais supermercado, posto de gasolina e um restaurante muito bom aonde jantamos, o Catu Mineiro. Consertamos nosso carro e voltamos para Ibitipoca (27km)
Tem outras cachoeiras na cidade, mas infelizmente não foi possivel conhecer. A do Sossego é bem mais facil o acesso apartir da estrada. fica a dica para quem não tem muito tempo.

Meu relato e fotos: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2010/02/lima-duarte-mg.html

CAXAMBU
Na volta passamos por Caxambu e resolvemos parar e conhecer o Parque das Aguas. Outro lugar muito bonito que vale passar o dia inteiro. Tem várias fontes com agua mineral para tudo que é doença (levem garrafas), Geiser, piscina, pedalinho, telefericos e quadras. do lado de fora tem varias lojas de artesanato e doces e um restaurante a kg muito bom com comida mineira.

Outras dicas e gastos que tive na viagem:
Planilha de custos

Meu relato e fotos: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2010/02/caxambu-mg.html

RELATO COMPLETO DA VIAGEM:




Nenhum comentário:

Postar um comentário